Denys, por que disponibilizar e continuar atualizando o Aplicativo MyBible?

Existem várias razões. Depois de muita reflexão, creio que as mais importantes são as seguintes:

Pela graça de Deus, eu me preocupo ao saber da necessidade de meus irmãos e irmãs em Cristo que desejam se dedicar ao estudo da Palavra de Deus, pensando nisso percebi que o Senhor tem me dado a possibilidade de ajudá-los nessa empreitada.

Estou muito feliz com o MyBible um Aplicativo cristão feita como se fosse para o próprio Deus. Lembrar dos atributos desse Aplicativo e saber que eu participei disso é muito gratificante.

Como isso começou?

Eu gosto de ler a Bíblia em formato eletrônico, isso me possibilita que ela esteja sempre à mão, especialmente no caminho de ida ao trabalho ou na volta para casa.

Minha primeira Bíblia eletrônica foi o PalmBible+. Eu gostei tanto que fiquei consertando meu antigo PalmT2 apenas para que o PalmBible+ funcionasse – até que o dispositivo morresse completamente.

Então, em 2011, houve várias semanas de busca por outra Bíblia eletrônica. Peguei emprestado um smartphone Android de um amigo meu, vi um grande número de Bíblias no Google Play e decidi naquele momento que também deveria adquirir um dispositivo Android – sem dúvida, encontraria uma Bíblia conveniente em todos esses montes de aplicativos. Assim eu pensei. Naquele momento, nem sequer considerei comprar um dispositivo iOS, pois os iPhones eram vendidos na Ucrânia apenas de forma não oficial e, de alguma forma, eles não me atraíam, apesar de eu não saber por que.

Depois, de várias semanas pesquisando e testando diferentes Aplicativos da Bíblia, acabei ficando frustrado. Nenhum desses Aplicativos foi realmente conveniente!

De repente, ocorreu-me: os aplicativos Android são escritos em Java, e eu conheço Java, em meu trabalho eu o uso … Então, por que não tentar desenvolver um pequeno Aplicativo da Bíblia para mim, um simples, mas com recursos mínimos e práticos? É só o que eu preciso e não encontrei em lugar nenhum? E eu já tenho alguns textos bíblicos para usar, vou usar os materiais que colecionei desde o tempo do PalmBible+…

E em maio de 2011, na Ucrânia … Eu disse à minha esposa que iria me dedicar alguns dias, ao desenvolvimento de uma Bíblia eletrônica para mim … e que meu objetivo era fazer algo semelhante ao PalmBible+ que funcionasse no Android.

No outono de 2011, já havia criado algo que já poderia ser compartilhado com outras pessoas. Eu nem pensava no Google Play na época, pois não podia explicar oficialmente de onde recebi textos de tradução da Bíblia. Então, coloquei o MyBible em um pequeno site. Algum tempo depois, um crente da Alemanha, Volker, encontrou o MyBible lá e me pediu para fazer um módulo de tradução da Bíblia em alemão para ele. E eu disse a ele então:

“por que você não faz isso sozinho – estude o formato do módulo e siga em frente”.

E ele fez. E então ele me disse: você sabe, que existe um site com muitos textos de tradução da Bíblia de domínio público, devemos fazer um conversor para o formato MyBible para eles?

Mas fazer módulos é um grande trabalho separado. O Senhor levou isso em consideração:

Vladimir Yakovlev, de Monchegorsk, região de Murmansk (Rússia), escreveu para mim. E isso foi um milagre, porque Vladimir prontamente se encarregou de fazer módulos para o MyBible, na mesma base que desenvolvo o aplicativo MyBible, que é gratuito, para a glória de Deus.

E recentemente Oleg Safonov, de Moscou, se juntou a nós. Oleg trouxe novas idéias sonoras e rapidamente se tornou o consultor principal, o principal solicitante da nova funcionalidade, um testador completo e construtivo. Além disso, o suporte a dicionários no MyBible tornou-se possível graças ao conhecimento e trabalho de Oleg para criar dicionários, que são decisivamente importantes para isso.

E assim você tem o MyBible, sendo atualizado várias vezes por ano, e constantemente mantém / limpa módulos, quase mil deles, em mais de cem idiomas do mundo.

E assim você tem o MyBible, sendo atualizado várias vezes por ano, e constantemente mantido/módulos limpos, quase mil deles, em mais de uma centena de línguas do mundo.

Quem sou eu?

Tenho 48 anos, sou um programador em Kharkov, Ucrânia (mas o MyBible é meu projeto pessoal, não relacionado ao meu trabalho). Sou casado há 24 anos, sou pai de dois filhos, uma filha de 22 anos e um filho 20 anos. Frequentamos uma Igreja Cristã não-denominacional em Kharkov, Ucrânia. Minha esposa me trouxe a Cristo – eu não era crente quando nos casamos (ela era). Fiquei em dúvida sobre Deus e Sua Palavra, até que meu pastor me indicou materiais sobre a veracidade da Bíblia e a ciência observacional. Então agora eu acredito firmemente que a Bíblia é a verdadeira Palavra de Deus desde o primeiro versículo, todo o universo foi criado por Deus, como Ele disse em Gênesis, a Terra é jovem e a segunda vinda de Cristo está se aproximando rapidamente (poderia seja ainda hoje!).

Então agora eu acredito firmemente que a Bíblia é a verdadeira Palavra de Deus desde o primeiro verso, todo o universo é criado por Deus, como ele disse em Gênesis, a Terra é jovem, e a segunda vinda de Cristo está se aproximando rapidamente (pode ser até hoje!).

Denys Dolganenko

Nove anos desde o nascimento da MyBible.

 

Petrópolis, 05 de Maio de 2020 — Texto traduzido e usado com permissão do Criado do aplicativo MyBible.

Compartilhar e Desfrutar!

0Shares
0